Recolha de amostras. Foto: Mónica Nakamura

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Voluntários ajudam na recolha de dados sobre pequenos mamíferos

(Janeiro/2020) Os trabalhos de campo ligados a espécies como o rato de Cabrera e o rato-de-água e os diferentes musaranhos têm contado com a colaboração de 12 voluntários, que trabalham lado a lado com a equipa do projecto.

Os voluntários que colaboram nos trabalhos de campo da equipa de monitorização dos pequenos mamíferos trabalham por exemplo na prospeção de poisos de coruja das torres e recolha dessas regurgitações – que costumam conter vestígios de diferentes espécies – bem como na colocação de armadilhas de pelo.

A grande maioria são biólogos com experiência em trabalhos de campo, incluindo dois estudantes da licenciatura em Biologia da Universidade de Évora.

Entre os voluntários ligados ao projecto, há também quem colabore no trabalho de laboratório, em tarefas como a triagem das regurgitações de corujas das torres e a preparação de lâminas de pelo para serem analisadas e identificadas por especialistas.

“Todas estas colaborações têm sido muito importantes para o projeto, não só do ponto de vista da contribuição para o bom andamento dos trabalhos de recolha de dados e processamento de amostras, mas também do ponto de vista da projeção e sensibilização do público em geral para as questões relacionadas com a conservação de mamíferos”, considera o coordenador executivo da equipa responsável pelos pequenos mamíferos, Ricardo Pita, da Universidade de Évora. Por outro lado, acrescenta, esse trabalho também pode ajudar a disseminar conhecimento e promover o desenvolvimento de competências nos próprios voluntários.

Neste momento, tanto a recolha de dados no campo como a análise de regurgitações estão em fase de conclusão, restando poucas atividades que envolvam mais colaborações deste género. Isto porque as etapas seguintes implicam trabalho mais especializado do ponto de vista técnico e científico. 


Quem são estes 12 voluntários? Gonçalo Matias, Joana Araújo, Maílis Carrilho, Guilherme Aparício, Carolina Delca, João Craveiro, Beatriz Maia, Luís Sousa, Francesco Valério, Inês Guise, Márcio Barreto, Patrícia Nunes.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento