Rato-do-campo. Foto: Rudmer Zwerver

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Vigilantes e técnicos do ICNF recebem formação sobre pequenos mamíferos

A ação de formação “Identificação de Mamíferos de Pequeno Porte através de Técnicas Não-Invasivas” realizou-se no passado dia 14 de Janeiro, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora.

Organizada pela Universidade de Évora, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), teve em vista a rentabilização dos recursos, conhecimentos e aptidões das diferentes entidades que colaboram no projeto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.

Dirigida a técnicos e vigilantes da natureza do ICNF, contou com 43 formandos que trabalham nas áreas protegidas do Centro e Sul de Portugal.

Durante esta ação de formação, que teve uma duração de sete horas, os formandos começaram por assistir a uma apresentação sobre o projeto e sobre as espécies de pequenos mamíferos que ocorrem em Portugal Continental.

Seguiu-se uma parte teórico-prática sobre as técnicas de amostragem que devem ser empregues no âmbito dos trabalhos de monitorização do projeto, com a demonstração no campo de algumas dessas técnicas. Esses exemplos incluíram a montagem e verificação de armadilhas de pelo, observação e identificação de indícios de presença dos mamíferos de pequeno porte – com especial destaque para o rato de Cabrera – e a visita a um poiso conhecido de coruja-das-torres, com a respetiva recolha de regurgitações.

Para além da sua utilidade na promoção da participação e colaboração dos vigilantes e técnicos na recolha de dados no âmbito do atual projeto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental, esta ação ajudou a capacitar os formandos para a realização de futuras monitorizações de mamíferos de pequeno porte que possam ocorrer no âmbito de outros projetos, dentro das suas áreas de atuação.  

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento