O projeto
Objetivos
Queremos reforçar o conhecimento sobre todas as espécies de mamíferos de Portugal Continental.
Queremos saber quais as espécies que estão em declínio populacional, quais as mais ameaçadas e as que estão estáveis ou em claro aumento populacional.
O nosso principal objectivo é atualizar o estatuto de ameaça das espécies e desenvolver uma base de dados sobre as espécies que ocorrem no nosso território.
Esta avaliação será feita com base nos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para a elaboração de Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas.
Daremos especial atenção a três grupos de espécies: as que se suspeita estarem em declínio populacional acentuado; as que estão classificadas com o estatuto de Informação Insuficiente (DD) no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005); as que não foram avaliadas na última revisão do referido livro, incluindo as novas espécies para as quais estava disponível pouca informação e as que não tinham ocorrência confirmada em território continental.
Reunir-se-á também informação para as espécies dos anexos da Diretiva Habitats, tendo em vista a avaliação do seu Estado de Conservação, regularmente reportado por Portugal.
A área de intervenção do projeto abrange todo o território de Portugal Continental, em especial as áreas protegidas e os Sítios de Importância Comunitária e Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e as áreas do território com défice claro de informação.
Vamos criar uma base de dados para reunir a informação disponível sobre os mamíferos de Portugal Continental, como por exemplo aspetos da ecologia, distribuição e abundância das espécies. Este exercício vem colmatar as lacunas de conhecimento decorrentes do facto da informação estar atualmente dispersa e pouco sistematizada.
“O cumprimento deste objetivo irá permitir melhorar o conhecimento sobre o estado de conservação e estatutos de ameaça das espécies de mamíferos terrestres e marinhos presentes em território continental”, considera Maria da Luz Mathias, coordenadora geral do Livro Vermelho.