Ursus arctos©Per Harald Olsen_Wikimedia Commons,CC BY-SA 4.0

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o urso-pardo

O urso-pardo (Ursus arctos) é um mamífero capaz de viajar centenas de quilómetros para chegar a áreas com alimento favorável.

Quanto medem?

170-280 cm.

Quanto pesam?

Macho: 100-315 kg, fêmea: 60-200 kg.

O que comem?

São omnívoros, a sua dieta varia sazonalmente dependendo das diferentes fontes de alimento. Comem uma grande variedade de alimentos vegetais como ervas, raízes, musgo e bolbos. No verão e outono alimentam-se muito de frutos, bagas, frutos secos, tubérculos. Consomem insetos, fungos e raízes durante todo ano e também roedores e outros micromamíferos.  Ocasionalmente alimentam-se de veados, renas, ovelhas e vacas.

Que animais é que os comem?

Devido ao seu tamanho e agressividade os ursos raramente sofrem de predação, contudo as crias podem ser atacadas por outros ursos ou pumas e lobos em raras ocasiões.

Onde vivem?

Ocupam uma grande variedade de habitats, desde desertos a florestas em altas montanhas. Na América do Norte parecem preferir zonas mais abertas como tundras, prados alpinos e a linha de costa. Na sibéria, ocorrem principalmente em floresta, enquanto as populações europeias estão restritas maioritariamente a bosques na montanha. O seu requisito principal é uma área com cobertura densa para que se possa abrigar durante o dia.

Quantos anos vivem?

Podem viveraté 20-30 anos na natureza e até 50 anos em cativeiro.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?

1 ninhada com 1-3 crias, ocasionalmente até 5.

Quanto tempo dura a gestação?

210-255 dias incluindo a implantação atrasada, a gestação efetiva é de 60 dias.

Estratégias de caça?

Onde se podem encontrar em Portugal?

Está extinto em Portugal há cerca de 300 anos.

O que vos fascina/surpreende nesta espécie:

Ser um animal tão imponente, mas ao mesmo tempo tão delicado, mas principalmente a sua capacidade de perseverança, durante o outono são capazes de viajar centenas de quilómetros de forma a chegarem a áreas com alimento favorável.

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?

Importantes predadores e dispersores de sementes.

_______________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projeto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento