Toirão (Mustela putorius) ©João Ferreira

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o toirão

O toirão (Mustela putorius) faz reservas de presas caso capture mais do que necessita para o consumo imediato.

Quanto medem?
Comprimento corpo (macho) – 30,5 a 46 cm (cauda cerca 14 cm); Comprimento corpo (fêmea) – 29 a 35,5 cm (cauda cerca 12,5 cm)

Quanto pesam?
Peso (macho) – 0,5 a 1,5 kg; Peso (fêmea) – 0,4 a 0,8 kg

O que comem?
É um predador generalista. A sua alimentação baseia-se principalmente em lagomorfos, pequenos roedores e anfíbios, podendo ainda consumir aves, répteis e insetos. No geral o consumo de produtos de origem vegetal é quase irrelevante. O facto de os roedores estarem entre as suas presas preferenciais faz do toirão um predador importante ao nível do equilíbrio dos ecossistemas. A sua dieta depende da sazonalidade na disponibilidade dos recursos alimentares. Para além disso é uma espécie que, na sua área de distribuição, apresenta especializações de dieta ao nível local.

Que animais é que os comem?
O toirão pode ser predado pelo lobo (Canis lupus), raposa-vermelha (Vulpes vulpes), bufo-real (Bubo bubo), gato-bravo (Felis silvestris), cães e gatos assilvestrados.

Onde vivem?
O tipo de habitat que frequenta varia ao longo do ano, os prados são muito utilizados no verão e inverno, as áreas florestais no verão e outono e as zonas húmidas têm um uso crescente entre o inverno e a primavera. Para se refugiar escava o próprio abrigo, utiliza antigas tocas de outros animais (coelho, raposa, texugo) ou ocupa fendas entre rochas.

Quantos anos vivem?
Segundo os estudos até agora feitos o tempo médio de vida na natureza é de 4-5 anos, contudo em cativeiro podem viver até aos 14 anos.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?
3 a 7 crias. Geralmente produz uma ninhada por ano, porém se essa não sobreviver a fêmea pode dar à luz novamente nessa mesma estação. 

Quanto tempo dura a gestação?
A gestação dura 42 dias.

Estratégias de caça?
Como predador oportunista tem fama de por vezes capturar grandes quantidades de presas (particularmente anfíbios). Para tal enfraquece-as e paralisa-as, furando-lhe o crânio com os dentes, e depois esconde-as numa toca para as consumir mais tarde.

Onde se podem encontrar em Portugal?
Em Portugal não existe muita informação sobre o toirão. Reconhece-se, no entanto, que a sua população é pouco abundante e encontra-se em declínio.

O que fascina/surpreende nesta espécie:
O facto de armazenar reservas de presas caso capture mais do que necessita para o consumo imediato. Faz, por exemplo, reservas de rãs no Inverno. Morde-lhes na base do crânio de maneira que fiquem paralisadas, mas não morram. Assim, consegue mantê-las frescas por longos períodos.

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?
São importantes predadores, mantendo as populações de presas estáveis.

_______________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projecto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento