Sacarrabos (Herpestes ichneumon). Foto: ©Ricardo Silva

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o sacarrabos

O sacarrabos (Herpestes ichneumon) é um mamífero carnívoro que vive de norte a sul de Portugal Continental, com estratégias de caça e uma rapidez surpreendentes.

Quanto medem e pesam

Estes mamíferos carnívoros têm entre 46 a 54 centímetros de comprimento corporal e outros 36 a 45 centímetros de cauda. O peso varia entre 2 e 3,7 quilos.

O que comem

Este mamífero é generalista e oportunista, caçando a espécie mais abundante no seu habitat. A dieta é dominada por coelhos jovens ou micromamíferos, mas também pode incluir artrópodes, aves, anfíbios, répteis, crustáceos, frutos e cogumelos.

Que animais é que os comem

Sendo um mesopredador, o sacarrabos serve de alimento a predadores de maiores dimensões, como o lince-ibérico.

Onde vivem

Preferem habitats com maior cobertura vegetal como o maquis mediterrâneo espesso com estevas (Cistus sp.), lentiscos (Pistacia lentiscus), medronheiros (Arbutus unedo), azinheiras (Quercus ilex) e por vezes também pinheiros (Pinus sp.) e eucaliptos (Eucalyptus sp.).

Quantos anos vivem

A longevidade máxima registada em cativeiro foi de 20 anos.

Quantas ninhadas têm por ano e quanto tempo dura a gestação

O sacarrabos tem 1 ninhada por ano, com 2 a 4 crias. A gestação prolonga-se por menos de três meses, entre 72 e 88 dias.

Quais são as estratégias de caça

Estes mamíferos têm um comportamento exploratório subterrâneo que lhes permite invadir tocas (mamíferos) ou desenterrar presas (anfíbios). Têm também um comportamento de perseguição das presas (répteis) e de captura à superfície do solo (invertebrados).

Aproveitam os seus hábitos de escavação e exploração consoante os diferentes períodos de menor mobilidade física e de maior atividade ecológica de cada espécie predada, a fim de gastarem o mínimo de energia na captura dessas presas. Também caçam em grupo, tendo a particularidade de rodearem a presa, deixando-lhe assim poucas hipóteses de escapar.

Onde se podem encontrar em Portugal

Em toda a região mediterrânica de Portugal, e também de forma mais esporádica e fragmentada no restante território, que corresponde ao Noroeste do país. Este último está inserido na região biogeográfica eurosiberiana.

O que nos fascina e surpreende nesta espécie

O sacarrabos tem reflexos suficientemente rápidos para capturar ofídeos (cobras). 

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis

Têm um grande impacto nas populações das suas presas (incluindo cobras e roedores), reduzindo o seu número.


Autoria: Marta Dias

Marta Dias é membro da equipa do projecto do Livro Vermelho dos Mamíferos. É estudante de mestrado de Biologia da Conservação, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com particular interesse no grupo dos mamíferos carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento