Musaranho-anão-de-dentes-vermelhos (Sorex minutus). Foto: Sophie von Merten

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o musaranho-anão-de-dentes-vermelhos

O tamanho e peso reduzidos fazem justiça ao nome comum do musaranho-anão-de-dentes-vermelhos (Sorex minutus), que em Portugal Continental ocorre principalmente no Noroeste.

Quanto mede e qual é o seu peso

O musaranho-anão-de-dentes-vermelhos é um mamífero minúsculo. O seu corpo mede apenas de 42 a 72 milímetros e a cauda entre 32 e 48 milímetros. Quanto ao peso, varia entre dois e sete gramas.

O que come…

Este mamífero minúsculo é insectívoro. Alimenta-se de invertebrados pequenos, como aranhas, escaravelhos, bichos-de-conta e caracóis.

… e que animais é que o comem

O musaranho-anão-de-dentes-vermelhos é essencialmente predado por aves de rapinas diurnas e noturnas, mas também por mamíferos carnívoros.

Onde vive e por quantos anos

Esta espécie ocorre preferencialmente em habitats húmidos com boa cobertura do solo, como prados ou orlas das florestas. Pode também ocorrer em zonas montanhosas. Constrói ninhos redondos constituídos por ervas entre raízes de árvores ou arbustos.

Como outras espécies deste género, vive no máximo um ano.

Foto: Sophie von Merten

Quantas ninhadas tem por ano e com quantas crias

Uma a duas ninhadas, com cerca de seis crias cada uma. Quanto à gestação, prolonga-se por 25 dias.

Quais são as suas estratégias de caça

Esta espécie procura as suas presas principalmente na superfície do solo, localizando invertebrados comestíveis usando o seu focinho comprido e flexível, vibrissas sensitivas e um olfato muito apurado. Também é um bom trepador e pode subir na vegetação até três metros, com isso evitando entrar em competição com musaranhos maiores como o Sorex araneus, ou aqui em Portugal o musaranho-de-dentes-vermelhos (Sorex granarius). Não cava muito bem, mas pode remexer solo solto com o seu focinho, procurando pequenos invertebrados ou larvas.

Onde se pode encontrar em Portugal

Este musaranho ocorre principalmente no Noroeste de Portugal Continental. E possivelmente, também em zonas mais elevadas no Centro do país.

O que nos fascina e surpreende nesta espécie

O musaranho-anão-de-dentes-vermelhos é um dos mamíferos mais pequenos do mundo. No entanto, tem um apetite enorme devido ao seu metabolismo elevado. Come diariamente pelo menos o equivalente ao seu próprio peso para sobreviver, estando por isso ativo todo o dia e noite à procura de invertebrados.

Como no inverno o número dos insetos diminui, este pequeno mamífero desenvolveu uma estratégia para poupar energia: durante a estação mais fria reduz ainda mais a sua massa corporal, incluindo a massa cerebral e o tamanho do crânio, estratégia conhecida como fenómeno de Dehnel.

Foto: Sophie von Merten

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis

O musaranho-anão-de-dentes-vermelhos ocupa uma posição muito importante nas cadeias tróficas (cadeias alimentares), porque não só serve como presa de muitas espécies de rapinas e carnívoros, mas também ajuda a controlar as populações de invertebrados. Como este musaranho está adaptado a climas moderados a frios, pode servir como sentinela do aquecimento global: se o limite da sua distribuição se contrair para Norte, pode indicar risco de extinção das espécies.


Autoria: Sophie von Merten

Sophie von Merten é investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa nos domínios da ecologia, comportamento e fisiologia animal, com particular interesse no grupo dos pequenos mamíferos.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento