O javali (Sus scrofa) está amplamente distribuído por todo o território português, onde o único predador que dele se alimenta é o lobo-ibérico.
Quanto medem
O comprimento do javali varia entre 1,40 e 1,80 metros, enquanto a altura ao garrote é de 65 centímetros. Este último conceito traduz-se na distância entre a base da pata e a região proeminente onde se unem as espáduas (região das omoplatas nos humanos) e é habitualmente usado para medir animais quadrúpedes.
Quanto pesam
Os machos são mais pesados, entre 50 a 250 quilos, com uma média de 90 quilos. Já as fêmeas pesam de 40 a 200 quilos, apresentando 65 quilos em média.
O que comem…
O javali é um animal omnívoro, alimentando-se de raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes, plantações (milho, batata, …), caracóis, minhocas, insetos, ovos e por vezes pequenos mamíferos.
…e que animais é que os comem
Lobo-ibérico.
Onde vivem e por quantos anos
Estes mamíferos adaptam-se facilmente a diferentes habitats, mas preferem florestas, onde normalmente vivem entre dois a dez anos.
Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias
Têm uma ninhada por ano, com duas a dez crias.
Quanto tempo dura a gestação
Cerca de 110 dias, ou seja, um pouco mais do que três meses e meio.
Onde se podem encontrar em Portugal
Os javalis estão distribuídos amplamente por todo o país.
O que nos fascina e surpreende nesta espécie
A sua capacidade de adaptação ao meio ambiente e resiliência.
Qual o seu papel na manutenção dos ecossistemas saudáveis
O seu papel depende da densidade populacional, uma vez que um número controlado de javalis pode favorecer a diversidade e dispersão de espécies vegetais, enquanto que um número elevado produz o oposto. Este mamífero também pode ter um efeito positivo em insetos considerados pragas para a agricultura e é uma espécie de presa para grandes predadores, como o lobo-ibérico.
Autoria: Ana Beatriz Duarte
Ana Beatriz Duarte é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade da Universidade de Aveiro no âmbito do projeto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e estudante de mestrado em Engenharia Zootécnica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.