Raposa (Vulpes vulpes) ©André Oliveira

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre a raposa

A raposa (Vulpes vulpes) tende a alimentar-se dos recursos mais abundantes no seu território. Consome roedores, coelhos, aves, insetos ou frutos. Tem um papel como dispersora de sementes de plantas, sendo um dos principais sistemas de manutenção e expansão de inúmeras espécies de plantas.

Quanto medem? 
Cabeça-corpo: 52.0-72.0 cm (fêmeas), 65-90cm (machos);
Cauda: 32 – 44 cm (fêmeas), 33 – 48cm (machos)

Quanto pesam?  
As fêmeas entre 3.1-7.8 Kg e os machos 4.6-8.6 kg.

O que comem?
A grande capacidade adaptativa da espécie está intimamente ligada à flexibilidade da sua dieta. É uma espécie omnívora e oportunista que tende a alimentar-se dos recursos mais abundantes no seu território.
Os roedores são presas típicas, nomeadamente os do género Microtus ou outros como o ratinho-do-campo Apodemus sylvaticus. O coelho Oryctolagus cuniculus pode ser também uma presa frequente, principalmente durante a época de criação e na região Sul da Península-Ibérica onde é mais abundante, uma vez que permite ter grandes ganhos energéticos. O consumo de coelho nas regiões de Espanha onde o lince-ibérico Lynx pardinus está presente leva por vezes a competição das duas espécies pelo mesmo alimento, sendo a raposa por vezes morta pelo lince.
A raposa consome também frequentemente frutos diversos e insetos (ex. escaravelhos) bem como outros vertebrados (insectívoros, aves, répteis e anfíbios). A espécie pode ainda recorrer à necrofagia, nomeadamente de animais domésticos como a cabra e a ovelha. Nos ambientes urbanos em que está presente, podem frequentar lixeiras.

Que animais é que os comem?
Sofrem uma pressão predatória, não só por parte do homem, mas também de outros predadores como por exemplo o lince, quando existe uma competição especialmente pelo alimento.

Onde vivem?
A raposa utiliza um grande espectro de habitats. Habita preferencialmente zonas de matagal, floresta e campos agrícolas, mas pode ser encontrada em ambientes subárticos e desérticos. Ocorre desde o nível do mar até alta montanha e pode frequentar zonas urbanas.

Quantos anos vivem?
A sua longevidade em estado selvagem oscila entre os 9 e 13 anos de idade, embora seja frequente não atingirem estas idades devido a mortalidade não-natural (ex. atropelamentos, envenenamentos e pressão cinegética).

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?
1 ninhada com 4 ou 5 crias dependente do alimento disponível.

Quanto tempo dura a gestação?
52 dias de gestação.

Estratégias de caça?
O comportamento de caça é tipicamente solitário. A aproximação às presas é feita de forma silenciosa e discreta, quando suficientemente perto tende a saltar por cima da presa para a capturar.

Onde se podem encontrar em Portugal?
Em Portugal a espécie está presente em todo o território de forma generalizada e uniforme não ocorrendo no arquipélago dos Açores e da Madeira.

O que fascina/surpreende nesta espécie:
A sua imensa capacidade de adaptação, astúcia e versatilidade face às inúmeras ameaças que enfrenta, nomeadamente a constante perseguição que o homem lhe faz.

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?
Como todos os predadores, esta tem um papel de regulador das densidades de presas, sem eles as populações de presas iriam aumentar até esgotar os recursos; como generalista que é a raposa tem um papel como dispersora de sementes de plantas, sendo um dos principais sistemas de manutenção e expansão de inúmeras espécies de plantas.

_____________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projecto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento