Lontra (Lutra lutra). Foto: Francisco Álvares

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre a lontra

A lontra (Lutra lutra) pode encontrar-se por todo o país, excepto nos Açores e Madeira. Desempenha um importante papel a nível do equilíbrio biológico dos meios aquáticos onde se encontra.

Quanto medem

Estes mamíferos têm um comprimento corporal que varia entre 59 e 90 centímetros. Apresentam ainda, em média, até 47 centímetros de cauda e até 30 centímetros de altura ao garrote. Este último conceito traduz-se na distância entre a base da pata e a região proeminente onde se unem as espáduas (região das omoplatas nos humanos) e é habitualmente usado para medir animais quadrúpedes.

Quanto pesam

As lontras costumam pesar entre seis a dez quilos.

O que comem

As lontras alimentam-se maioritariamente de peixes, mas também podem predar outros vertebrados como roedores, aves aquáticas, anfíbios, invertebrados e insectos. Em Portugal, com a rápida invasão dos sistemas aquáticos de água doce da maior parte do território nacional pelo lagostim-vermelho (Procambarus clarkii), introduzido durante os anos 70, este tornou-se um recurso básico na sua dieta.

… e que animais é que as comem

Na Península Ibérica, não têm predadores naturais.

Onde vivem

Estes mamíferos vivem normalmente em zonas húmidas de água doce, como rios, ribeiras, pauis, lagoas e albufeiras. Contudo também podem ocorrer em ambientes salobros, como os estuários, ou mesmo frequentar ambientes de água salgada no litoral. Preferem habitats ripícolas por proporcionarem simultaneamente um fácil acesso ao meio aquático e refúgio.

E por quantos anos

Em cativeiro, as lontras podem chegar a viver cerca de 17 anos.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias

Têm apenas uma ninhada por ano, com o nascimento de uma a cinco crias. Isto após um período de gestação de 60 dias (cerca de dois meses).

Quais são as estratégias de caça da lontra

Sendo um carnívoro, a lontra adapta o seu comportamento de caça ao tipo depresa que captura, caçando muitas vezes por perseguição debaixo de água.

Onde se podem encontrar em Portugal

Por todo o país, excluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O que nos fascina e surpreende nesta espécie

O facto da progenitora, juntamente com as crias de cada ano, poder formar um grupo familiar, brincando e perseguindo-se uns aos outros.

Qual o papel da lontra na manutenção de ecossistemas saudáveis

Por ser uma espécie oportunista, a lontra desempenha um importante papel a nível do equilíbrio biológico dos meios aquáticos onde se encontra, já que tende a capturar indivíduos que estejam mais acessíveis, como animais mais fracos, doentes ou que existem em maiores quantidades. 


Autoria: Marta Dias

Marta Dias é membro da equipa do projecto do Livro Vermelho dos Mamíferos. É estudante de mestrado de Biologia da Conservação, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com particular interesse no grupo dos mamíferos carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento