Geneta (Genetta genetta) ©JorgeCosta

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre a geneta

A visão binocular da geneta (Genetta genetta) permite-lhe um cálculo preciso de distâncias, o que a auxilia na caça e na sua movimentação.

Quanto medem?
O comprimento médio cabeça-corpo varia entre 47-60cm e o da cauda entre 40-51cm.

Quanto pesam?
1,2-2 kg.

O que comem?
A Geneta ocupa uma posição intermédia entre os carnívoros especialistas e generalistas. Consome preferencialmente micromamíferos, por vezes incluindo na sua alimentação outros recursos como insetos, répteis, aves ou frutos. A sua dieta é marcada por uma importante variação sazonal e espacial. Devido a esta plasticidade, a geneta é considerada uma espécie especialista facultativa, com uma preferência clara por micromamíferos, explorando outros recursos de acordo com a sua disponibilidade.

Que animais é que os comem?  
Não tem predadores naturais.

Onde vivem?
Considerada uma espécie cosmopolita, capaz de ocupar um vasto leque de habitats, a geneta revela uma preferência por áreas arborizadas e de coberto vegetal denso, que fornecem simultaneamente abrigo e alimento. Sobreirais, montados ou olivais são exemplos de habitats onde a presença desta espécie é comum, em contraste com zonas abertas e plantações, onde esta é rara. Certos estudos sugerem uma associação positiva a corredores de vegetação ripícola, porém, a importância relativa deste habitat está aparentemente relacionada com as características da matriz envolvente.

A ocorrência desta espécie a altitudes superiores a 1000m é incomum. A intensidade de perturbação humana é também um factor importante na seleção de habitat. A geneta evita zonas perto de habitações e estradas, embora níveis intermédios de pastoreio possam promover a presença desta espécie.

Quantos anos vivem?
Embora não existam registos da sua longevidade em meio natural, em cativeiros as genetas podem atingir os 16 anos de idade.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?
2-3 crias

Quanto tempo dura a gestação?
11 semanas.

Estratégias de caça?
Enquanto fixa a presa, avança com o ventre rente ao chão, parando imóvel se o seu alvo dá sinais de alerta, retoma o movimento até ficar a pouco mais de um metro da vítima, disparando em salto, atingindo a presa e aprisionando-a entre as patas com as garras completamente estendidas, cravando os caninos no seu pescoço.

Onde se podem encontrar em Portugal?
Em Portugal é muito abundante e possui uma distribuição generalizada por todo país, encontrando-se ausente nas ilhas.

O que fascina/surpreende nesta espécie:
Toda a sua fisionomia: patas curtas com garras finas, curvas e semi-retráteis, uma grande ajuda na sua vida de trepadora; os seus olhos com posicionamento frontal fazem com que esta tenha uma visão binocular que lhe permite um calculo preciso de distâncias, o que a auxilia na caça do seu alimento e na sua movimentação; as suas orelhas largas, extremamente móveis são muito eficientes na captação de sons, o que lhe permite ouvir muito bem as suas presas e por último a sua pelagem acinzentada com manchas negras distribuídas formado linhas e os anéis negros presentes na cauda fazem com que a geneta seja o carnívoro mais belo e elegante da nossa fauna.

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?
O seu papel como hospedeiros de parasitas e regulador da densidade de presas.

_______________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projecto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento