Doninha (Mustela nivalis) ©Juan lacruz_Wikimedia Commons

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre a doninha

O pequeno estômago da doninha (Mustela nivalis) apenas lhe permite consumir algumas gramas de alimento por refeição o que faz com que tenha de se alimentar entre 5 a 10 vezes por dia.

Quanto medem?
Comprimento corporal até 25 cm e a cauda até 6 cm. Na Península Ibérica as fêmeas adultas variam entre 16,5 e 19 centímetros enquanto os machos variam entre 17,5 e 25 centímetros.

Quanto pesam?
Entre 49 e 80g para fêmeas e entre 90 e 223g para machos.

O que comem?
Trata-se de um predador especializado no consumo de mamíferos, o seu principal grupo de presas são os roedores, com especial destaque para o género Microtus (ratos-cegos). Caso esta fonte de alimento não se encontre disponível alimenta-se de lagomorfos (como o coelho-bravo), ovos e crias de aves ou ainda de lagartos, anfíbios, minhocas e até de mamíferos de maior porte que encontre já mortos. Pode ainda incluir na sua dieta frutos, sementes, vegetais e insetos. Como consequência do elevado dimorfismo sexual podem existir diferenças significativas na dieta de machos e fêmeas, sendo que estas se encontram mais dependentes de micromamíferos.

Que animais é que os comem?
As suas populações são controladas pela presença dos seus predadores naturais como o Lince-ibérico, o Gato-bravo e o doméstico, e as aves de rapina (tanto as diurnas como as noturnas).

Onde vivem?
A doninha pode habitar numa grande variedade de habitats, como por exemplo bosques abertos, campos de cultivo, pradarias, dunas, zonas ripícolas e até mesmo prados alpinos. A seleção dos seus habitats recai, sobretudo, na abundância de alimento disponível, especialmente micromamíferos. Pode inclusivamente ocupar territórios perto de casas.

Quantos anos vivem?
Em média vivem cerca de 2 anos na natureza e 10 em cativeiro.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?
Até 2 ninhadas e 4 a 6 crias.

Quanto tempo dura a gestação?
34 a 37 dias.

Estratégias de caça?
Caça sobretudo em terra, sendo que o seu pequeno tamanho e forma do corpo tubular lhe permitem entrar nas tocas e tuneis de roedores. Todavia pode perseguir presas tanto em árvores como na água.

Onde se podem encontrar em Portugal?
É considerada uma espécie comum, com uma distribuição uniforme de norte a sul do país. Está também presente na ilha dos Açores, onde se julga ter sido introduzida.

O que fascina/surpreende nesta espécie
O facto de ser o mais pequeno de todos os mustelídeos e ser um predador tão astuto e feroz! Devido ao seu tamanho reduzido a alimentação da doninha apresenta as suas especificidades. Os elevados custos de termorregulação exigem que esta coma mais do que seria esperado, no entanto o pequeno estômago apenas lhe permite consumir algumas gramas de alimento por refeição o que faz com que tenha de se alimentar frequentemente (5-10 vezes ao dia), apresentando por isso um padrão de atividade arrítmico, estando ativa em qualquer hora do dia, contrariamente ao que vemos na maioria dos carnívoros. A sua enorme força muscular permite-lhe também predar e transportar presas que pesam o dobro do seu peso!

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?
Importantes predadores, já que são caçadoras eximias, de roedores, mantendo as suas populações em números estáveis.

_____________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projecto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento