Baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata). Foto:©AndreMoura-Photos

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre a baleia-anã

A baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) é a mais pequena das baleia-de-barbas e estima-se que viva até aos 50 anos.

  • Quanto medem?

A baleia-anã é a mais pequena das baleia-de-barbas (ou rorquais). Os adultos atingem cerca de 10 metros de comprimento e as fêmeas podem ser ligeiramente maiores que os machos.

  • O que comem?

A sua dieta inclui várias espécies de peixes que formam cardumes e também pequenos crustáceos.

  • Onde vivem e onde se podem encontrar em Portugal?

A baleia-anã está amplamente distribuída nas regiões tropicais, temperadas e polares. Os movimentos sazonais das baleias-anãs são menos previsíveis e menos bem definidos do que muitas outras espécies de baleias de barbas, que têm um padrão de migração sazonal muito claro entre os locais de alimentação de Verão e os locais de reprodução de Inverno.  Ocorre numa grande diversidade de habitats, desde zonas costeiras a zonas oceânicas. Pode encontrar-se na zona da plataforma continental em profundidades inferiores a 200 m.

Em Portugal, a baleia-anã é vista regularmente ao longo de todo o ano.

  • Quantos anos vivem e qual o seu ciclo de reprodução?

Estima-se que as baleias-anãs possam viver até aos 50 anos. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 7-8 anos.

A época de reprodução e época de nascimentos ocorrem muito provavelmente durante o Inverno, embora possa ocorrer durante todo o ano. Após um período de gestação de 10 a 11 meses, as fêmeas dão à luz uma única cria com cerca de 3m e 300kg. A cria é desmamada ao fim de 4 a 6 meses, e as baleias-anãs podem ter crias anualmente.

  • Principais ameaças

Historicamente, a baleia-anã foi explorada comercialmente pela baleação pelo menos até aos anos 30 do século passado. No Atlântico Norte, esta espécie é ainda caçada por alguns países. Tal como para a maioria das espécies de cetáceos, a baleia-anã é capturada acidentalmente em artes de pesca. Outras potenciais ameaças são a colisão com navios e a bioacumulação de contaminantes.

  • Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?

Os cetáceos são predadores de topo, o que lhes confere um papel importante nos ecossistemas marinhos, nomeadamente nas relações tróficas, uma vez que a sua interação com as suas presas afeta a estrutura e dinâmica destes mesmos ecossistemas.

  • Comportamento

As baleias-anãs são normalmente avistadas sozinhas ou em pequenos grupos de 2 ou 3 animais. Por norma, quando emergem é possível observar o espiráculo e a barbatana dorsal ao mesmo tempo, e têm um sopro baixo e fraco, mas percetível, com 2 a 3 metros de altura. Estas baleias podem mergulhar durante pelo menos 15 minutos mas submergem regularmente durante 6 a 12 minutos de cada vez. São frequentemente ativas à superfície sendo observadas regularmente a dar saltos fora de água. São animais curiosos podendo aproximar-se de embarcações.

___________________________________________________

Autora: Marisa Ferreira

Marisa Ferreira é membro da equipa do projeto do Livro Vermelho dos Mamiferos. É também membro da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, co-coordenadora da Rede Regional (Norte) de Arrojamentos e do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, com particular interesse em mamíferos marinhos e a sua interação com atividades humanas.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento